Tanto o Inbound Marketing quanto o Marketing de Conteúdo são estratégias que se afastam de maneiras tradicionais de conseguir clientes, levando a marca a ser interessante e atrativa para o público-alvo.

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia para atrair e fidelizar clientes a partir de uma produção de conteúdo estratégica. Esses conteúdos têm formatos variados, como:

A ideia principal é que o conteúdo seja relevante. Isso quer dizer que ele deve tocar nas dores e necessidades dos consumidores de forma a gerar valor para ela e a fazê-los confiar em sua marca.

Agora vamos entender o que é o Inbound Marketing. Essa é uma estratégia que se diferencia do Outbound Marketing, que vai até o cliente para vender serviços e produtos. 

Ao contrário, o Inbound Marketing faz com que as pessoas se interessem pela marca de forma não invasiva. Ou seja, elas acabam encontrando a marca por meio de suas pesquisas pela Internet.

O Inbound Marketing tem o objetivo de:

Para isso, várias ações precisam ser estudadas, planejadas e colocadas em prática. Uma delas é o Marketing de Conteúdo. 

De forma simplista, podemos dizer que o Marketing de Conteúdo está dentro do Inbound Marketing.

Diferenças do Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo

Para você entender melhor como o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo se diferenciam, destacamos as principais diferenças entre eles. Veja!

Inbound Marketing 

Marketing de Conteúdo 

Qual a importância de fazer Marketing de Conteúdo em meu site?

O Marketing de Conteúdo é um investimento para o seu negócio, já que consegue atrair leads interessados em seu produto e serviço. Veja abaixo 5 vantagens da estratégia.

1. Posiciona a sua marca como especialista

Sua empresa estará produzindo conteúdo sobre um nicho específico. Isso significa que ela se mostrará como autoridade digital no assunto e, dessa forma, se posicionará como especialista.

2. Alavanca o tráfego

Ao se tornar autoridade em seu nicho e com muitos conteúdos na rede, suas páginas terão maiores chances de aparecerem na primeira página do Google. 

Mas para isso ocorrer e aumentar o tráfego no site, é preciso investir também em técnicas de SEO, incluindo o update do Google de conteúdo útil. 

3. Gera presença digital

A presença digital se relaciona com a forma que sua marca se posiciona na Internet. Isso tem a ver com a geração de valor para o público e a maneira com que se constrói uma relação com ele.

Para isso, o Marketing de Conteúdo trabalha com informações que levam os visitantes a notarem a sua marca em meio a concorrência e ainda confiarem nela. 

4. Educa o público

Muitas vezes, seu público não sabe que tem um problema ou que existem formas de solucioná-los com os serviços e produtos de sua marca. 

Por isso, o Marketing de Conteúdo trabalha com textos escritos e outros formatos que levam os visitantes a conhecerem o seu mercado e a tirarem suas dúvidas.

5. Aumento das vendas

Por fim, a última vantagem do Marketing de Conteúdo de nossa lista é o aumento de vendas.

Afinal, com o posicionamento certo, visitas constantes nas páginas, presença digital e um público que conhece seu serviço, a consequência só pode ser a conversão final em vendas. 

Confira: Como aplicar e obter os melhores resultados do Inbound Marketing

https://youtube.com/watch?v=_LpCads3KgQ%3Ffeature%3Doembed

Como utilizar o marketing de conteúdo no Inbound Marketing?

Ao trabalhar com o Marketing de Conteúdo é preciso seguir o Inbound Marketing. Como afirmamos anteriormente, o primeiro está dentro do segundo e não é possível que exista uma estratégia Inbound sem conteúdo

Nesse sentido, é preciso considerar o conteúdo como uma peça que atrai visitantes e os leva a se tornarem clientes. Estamos falando do funil de vendas, que é composto da seguinte maneira:

Para cada uma dessas fases, é necessária uma produção de conteúdo específica. Por exemplo, no Topo de Funil é fundamental educar os visitantes com conteúdos informativos, como artigos de blog. 

Já no Meio de Funil, vale investir em materiais ricos, como planilhas editáveis e e-books que se aprofundam em um assunto. Em troca, peça pelos dados do visitante, como e-mail e nome completo. Assim, ele se torna um lead e avança em sua jornada de compra.

O ideal é que você trabalhe com uma agência de marketing digital que use a sua expertise na produção de conteúdo. 

Então, conheça a Adtail. Temos um time voltado para a alta performance de seu negócio e com conhecimento avançado em Inbound Marketing. Entendemos o seu negócio para criar estratégias que atraem e nutrem leads para que seu negócio venda mais. Gostou? Acesse o nosso site e descubra como a produção de conteúdo gera mais clientes para o seu negócio!

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